Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Formação Avançada Newsletter Galerias

Notícias

Imagem

“Um dia com a luta contra a dopagem no desporto”

14 de Fevereiro de 2012

Especialmente destinada a jovens em idade escolar, esta atividade consiste numa visita de estudo às instalações da ADoP, durante a qual é realizada uma sessão de sensibilização sobre a luta contra a dopagem no desporto e uma visita às instalações do Laboratório de Análises de Dopagem (LAD), guiada por um técnico desse laboratório.

Na ação de sensibilização são explicados os principais elementos da luta contra a dopagem no desporto, nomeadamente os objetivos da luta contra a dopagem, as diversas vertentes em que se desenvolve a nossa atividade e os malefícios das substâncias dopantes.

Atendendo a que o grupo alvo a que esta iniciativa se destina não é composto por praticantes desportivos, mas por jovens em idade escolar, é dado particular destaque às substâncias proibidas que mais preocupações causam relativamente a este grupo etário (os esteróides anabolisantes, utilizados muitas vezes por jovens para conseguirem uma melhor imagem corporal; os estimulantes, a que muitos recorrem como auxiliar do prolongamento do estudo e em festas;  e as drogas sociais, como os canabinóides, utilizadas recreativamente).

Nessa sessão é também jogado o "Doping Quiz", sendo os alunos e professores convidados a utilizarem a referida aplicação informática também mais tarde, em ambiente escolar, colaborando assim na divulgação da informação que disponibiliza.

O "Doping Quis" é uma aplicação informática interativa desenvolvida pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), que contou com a colaboração da ADoP na sua tradução para português.

A aplicação permite ao utilizador responder a um conjunto de questões de escolha múltipla sobre a luta contra a dopagem, potenciando o seu conhecimento sobre as matérias em causa.

Em cada jogo, são apresentadas 10 questões, escolhidas aleatoriamente de entre as 49 contidas na aplicação.

A escolha feita pelo utilizador, correta ou não, dá sempre lugar a esclarecimentos suplementares sobre a questão em causa.

Cada jogo leva cerca de 10 minutos a ser concluído. A aplicação pode ser acedida através da internet ou off line, depois de instalada a aplicação num computador.

Para além da utilização desta aplicação na atividade denominada "Um dia com a luta contra a dopagem" (visitas de estudo) e em outras atividades a desenvolver pela ADoP, o Doping Quiz será também disponibilizado no futuro sítio internet da ADoP www.adop.pt.

No decorrer da ação de sensibilização são ainda exibidos alguns pequenos filmes sobre a nossa atividade, de entre os quais se destaca um filme sobre o procedimento do controlo de dopagem.

[ + Notícias ]


Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados