Notícias
27 de Fevereiro de 2012
A apresentação do Plano Nacional de Ética no Desporto e das ações a desenvolver nesse âmbito decorrem no próximo dia 27, pelas 18h no auditório do Teatro Camões.
A cerimónia conta com as intervenções do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e do Secretário de Estado do Desporto e Juventude.
O Plano Nacional de Ética no Desporto é uma iniciativa do Governo dirigida à população em geral, com especial incidência nas crianças e nos jovens, que visa um conjunto de ações estruturadas e planificadas que promovem os valores inerentes ao desporto consagrados em documentos como a Carta Olímpica (COI) e o Código de Ética do Desporto (Conselho da Europa). É, portanto, um combate a fenómenos como a corrupção, a violência, odoping, a intolerância, o racismo e a xenofobia no contexto da prática desportiva que importa realçar em ano de Jogos Olímpicos e dos VIII Jogos Desportivos da CPLP.
Ofair play, o respeito pelas regras do jogo, o jogo limpo, o respeito pelo outro, a responsabilidade, a amizade, a interajuda, o respeito pelo corpo, o bem-estar, a valorização humana do indivíduo, o voluntariado, a educação, entre outros, são valores que se querem ver assimilados e vividos na prática desportiva.